
“O Filme do Desassossego”, do realizador João Botelho, esteve em exibição, no Barreiro, em duas sessões na passada sexta-feira, dia 14 de Janeiro. Na primeira sessão, à tarde, dedicada ao público escolar, o actor Pedro Lamares conversou com os alunos sobre o filme e o livro no qual foi inspirado: “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. A segunda sessão teve lugar no mesmo dia à noite e dirigiu-se ao público em geral.
“Filme do Desassossego” é uma adaptação de “O Livro do Desassossego”, assinado por Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa. É um livro fragmentário, podendo os textos ser organizados de diversas formas. No filme, João Botelho faz uma nova interpretação da obra e dos textos. Como explicou Pedro Lamares, que representa a personagem de Fernando Pessoa, João Botelho transportou o filme para os dias de hoje e recria a personagem do autor “descolando-a do nosso imaginário”.
Fora do circuito comercial, o “Filme do Desassossego” tem percorrido várias salas em todo o País, visando desta forma dignificar o filme e levá-lo a um público diferente, segundo referiu Pedro Lamares.
O actor salientou que este trabalho tem uma linguagem muito própria, aconselhando os alunos a “viajarem com o filme”.
Após a exibição, alunos e professores tiveram oportunidade de conversar com o actor e colocarem questões. Foram vários os elogios à direcção de fotografia e à representação de Cláudio da Silva, que interpreta a personagem principal – Bernardo Soares.
A narrativa do filme concentra-se em três dias e três noites e conta com a participação de dezenas de actores, em curtas participações, tais como Ricardo Aibéo, Monica Calle, Margarida Vila-Nova, Ana Moreira, Alexandra Lencastre, Marcello Urgeghe, Catarina Wallenstein, Rita Blanco, Alexandre Lencastre, entre outros, que dão corpo aos pensamentos de Bernardo Soares, enquanto este vagueia por Lisboa.
O actor Cláudio da Silva é o protagonista do filme, interpretando Bernardo Soares, o ajudante de guarda-livros que vai revelando os pensamentos do seu desassossego.
CMB 2011-01-17
You must be logged in to post a comment Login