
Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Baixa da Banheira
No dia 7 de novembro, pelas 20:30h, vai ser apresentado, na Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, o livro “Transfer para Brasov”, de Raul Zagalo, um dos participantes do assalto ao Quartel de Beja ocorrido a 1 de janeiro de 1962, onde foi ferido e aprisionado pelas forças fascistas.
Sinopse por Carlos Alberto Correia:
“Atrevo-me a apontar três possíveis leituras para esta busca de um lugar de reencontro, ainda que por motivos diversos, de duas mulheres de gerações diferentes. Na primeira, vê-se o drama do envelhecimento, do progresso da doença (Alzheimer?), simbolizada pela procura, em lugar improvável, do Transfer para Brasov; bem como pela visibilidade dos “post-it” a recordar-nos, a cada passo, o medo do esquecimento e o recurso a artifícios de memória externa. Na segunda, transparece a esperança mística de um lugar onde tudo é tão perfeito que tudo pode ser recuperado, mesmo o que no momento pareceu pior, como uma espécie de bênção sem tempo num tempo misterioso em movimento estático”.
Uma hora mais tarde, pelas 21:30h, o Teatro Singular sobe ao palco do auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo com a peça “Transfer para Brasov”, com encenação de Abílio Apolinário.
Sinopse por Carlos Alberto Correia:
Michaela e Noémia. Duas mulheres, duas solidões. Semelhantes na demanda, distintas nas esperanças. A primeira perde-se na procura das memórias, a segunda foge dos traumatismos das mesmas. Ambas, de forma diferenciada, buscam o distante lugar dos afetos. Michaela tem um objetivo: chegar a Brasov sendo que não é Brasov onde tenta chegar, mas sim a um lugar mais pequeno, aconchegado – Isura – que ninguém conhece, mas que ela guarda a recordação feita de pétalas e espinhos que já não doem no modo de doer, antes causam um aflitivo prazer. Noémia foge das recordações ainda jovens e traumáticas. Procura no futuro o que Michaela tenta encontrar num passado sempre em risco de diluição. Encontram-se no jardim de onde não partirá certamente nenhuma carreira para Brasov.
Este espetáculo tem a duração aproximada de uma hora e é dirigida a maiores de 12 anos. A entrada é gratuita mediante reserva antecipada dos bilhetes.
Ficha Técnica:
Coordenação do Teatro Singular: Brito Apolónia
Encenação / Direção de atores: Abílio Apolinário
Texto: Raul Zagalo
Interpretação: Ana Matos e Laura Gomes Martins
Produção: Romy Mendonça
Cenografia: Abílio Apolinário
Desenho de luz: Abílio Apolinário
Horário da Bilheteira:
De terça-feira a sábado: das 14:30h às 19:30h
Dias de espetáculo e cinema: uma hora antes do início do espetáculo ou sessão.
Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do T: 210888900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas podem ser levantadas, no máximo, até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.
fonte: CMM
You must be logged in to post a comment Login