
Tem lugar no sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 15h00, no nº 50 da Praça de Santa Cruz, freguesia do Barreiro. A Inauguração da Casa-Mãe do VI Festival Encontro de Culturas – Cores, Sons, Sabores e Saberes.
A inauguração da Exposição “RAÍZES”, com objetos representativos das associações de imigrantes do Concelho, e as atuações de vários grupos de música e cantares africanos, nomeadamente de Angola, Cabo-Verde e Moçambique, Grupo de Dança Tradicional Moldava e da América Latina fazem parte do programa inaugural da Casa-Mãe.
Recorde-se que o VI Festival Encontro de Culturas – Cores, Sons, Sabores e Saberes irá decorrer, este ano, de 4 a 7 de maio, nas escolas do Concelho do Barreiro, e de 8 a 10 de maio, na Praça de Santa Cruz.
A inauguração da Casa-Mãe e a realização do Festival são uma organização da Câmara Municipal do Barreiro em colaboração com as Associações de Imigrantes do Concelho (Miórita – AC Imigrantes Moldavos; Associação dos Filhos e Amigos da Ilha das Galinhas – “GHAM-ATHÉ”; Associação de Filhos e Amigos de Bachil; Associação Africana do Barreiro; Cooperativa RUMO e CLDS + Barreiro) e inserem-se no projeto “Identidades – Encontro de Culturas”.
Este projeto, desenvolvido pela Autarquia através de diversas iniciativas, pretende dar a conhecer e valorizar as diferenças culturais através de áreas como a gastronomia, o cinema, exposições, debates, desporto, música, dança, literatura/língua e teatro, promovendo a participação das diversas comunidades de imigrantes, reforçando desta forma o Barreiro como um Concelho intercultural.
Recorde-se que “Identidades – Encontro de Culturas” foi também o tema de trabalho proposto pela Câmara Municipal do Barreiro à comunidade educativa do Concelho, no ano letivo 2014/15. Ao longo deste ano pretende-se que as diversas culturas e identidades sejam conhecidas, valorizadas e respeitadas por todos. E é sob esta temática que serão desenvolvidas ações do programa curricular e as diferentes atividades do Municipio com a comunidade educativa.
Fonte; CMB
You must be logged in to post a comment Login