
Caminhada, aula de ginástica e encontro sensibilizam população para a Osteoporose
A 16 de outubro e um pouco por todo o mundo é assinalado o Dia Mundial da Alimentação. O Mês Sénior integrou esta data na sua programação e propôs duranta a manhã, uma caminhada nos passadiços recém-construídos em Alburrica, uma aula de ginástica no largo da Escola Secundária Alfredo da Silva e uma sessão de Sensibilização sobre “Prevenção da Osteoporose”.
Para assinalar o arranque do Programa ‘Mexe com a Idade’, alunos e professores das classes de ginástica sénior percorreram algumas das zonas ribeirinhas do Concelho do Barreiro e usufruíram das acessibilidades construídas no âmbito do programa REPARA que agora permitem à população uma maior ligação aos rios.
Refira-se que o ‘Mexe com a Idade’ (que agora começa) é um programa dinamizado pela Autarquia através da Divisão de Intervenção Social e que permite aos seniores do Concelho a prática regular de hidroginástica e ginástica. Assim e na modalidade – hidroginástica sénior – existem neste momento oito turmas constituídas com um total de 252 pessoas inscritas. No que respeita à ginástica sénior estão atualmente formadas 21 turmas e o número de inscritos é de 636. Contudo, neste último caso, as inscrições continuam abertas. Estas modalidades são dinamizadas ao longo do ano letivo por quatro professores.
Para falar sobre as inúmeras formas de prevenção da Osteoporose, a Câmara Municipal do Barreiro em parceria com o ACES – Arco Ribeirinho realizou durante a manhã uma ação de sensibilização. Este encontro teve lugar na Associação de Ação dos Reformados do Barreiro e contou com as presenças da fisioterapeuta Joaquina Cristina e da nutricionista Sofia Martins.
«O que é a Osteoporose e o que faz aos nossos ossos?». Esta foi uma das primeiras questões a que Joaquina Cristina deu resposta, apelidando a Osteoporose de uma doença indolor, que provoca a perda de massa óssea sem causar qualquer tipo de dor nas pessoas. “Apenas quando partimos um osso é que sentimos a dor” disse esta fisioterapeuta. Até lá, podemos nem saber que sofremos desta doença. No entanto, a destruição lenta dos ossos, por dentro, tem reflexos visíveis no nosso esqueleto, designadamente a diminuição da nossa altura.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Osteoporose é uma doença que afeta principalmente as mulheres. Ainda assim, generalizou, os conselhos são iguais para ambos os sexos. Caminhadas sim, mas sem peso nos braços; a dança, até enquanto se engoma a roupa, por exemplo, ao som de música, mas num máximo de 30 minutos por dia.
Como evitar as quedas foi outra das ‘dicas’ deixada à plateia de ouvintes, a par da certeza de que caminhar todos os dias, pelo menos meia hora, aumenta a esperança de vida em qualquer um de nós.
“Por muito intrincado que seja o caminho, há sempre escolha” disse esta fisioterapeuta do ACES, “não arranjem desculpas para não caminhar. Pequenos gestos fazem toda a diferença e melhoram a nossa qualidade de vida diária”.
Sofia Martins, a nutricionista, falou sobre os alimentos ricos em cálcio, chamou a atenção para os excessos de sal, açúcar e gordura na nossa alimentação e recomendou a ingestão de, pelo menos, três copos de leite por dia, ou seus derivados.
Legumes de folha escura, as leguminosas, a soja, e os frutos secos são, igualmente, excelentes fontes de cálcio. Terminou referindo a importância de vitamina D na alimentação da população e indicando onde e como a devemos integrar na cozinha de todos os dias.
DESTAQUES DE PROGRAMA:
Dia 22
9h30 – Sessão de Esclarecimento “ Eu, consumidor, preciso de saber …”
(passagem do mercado regular para o mercado livre, multicasos, rotulagem de produtos, publicidade, garantias)
Local: Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças”
16h00 – Lançamento do Livro “…E querer repartir Fraternidade…” da poetisa barreirense Auzenda Zarcos
Local: Convento Madre Deus da Verderena
Dia 23
15h00 – Matiné “Baile de Outono” | Entrada livre
Local: Bombeiros Voluntários do Barreiro
Dia 27
14h00 – Sessão de Esclarecimento “ Eu, consumidor e os contratos …”
(contratos bancários, crédito, comunicações, prestação de serviços públicos essenciais)
Local: Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças”
MERCADO DE TROCAS ‘DAR E RECEBER’ – DATA E LOCAL ALTERADOS –
Dia 28
Mercado de Trocas “Dar e Receber” – Lojas Comunitárias do Barreiro e Verderena | das 10h00 às 18h00 no Campo dos Pantufas, Praceta da Quinta Grande, Verderena
Dia Nacional da 3ª Idade
14h30 – Encerramento do Mês Sénior e Aniversário da UTIB
Local: Auditório Municipal Augusto Cabrita
Fonte: CMB
You must be logged in to post a comment Login